Emedix - Portal de saúde com informações sobre doenças, prevenção, tratamento, saúde no dia a dia, nutrição e qualidade de vida.
Imagens
Diretório de Saúde Dicionário Médico Medicamentos Genéricos Comunidades Virtuais
Saúde no dia-a-dia
linha
  Alimentação Saudável
linha
  Atividade Física
linha
  Saúde da Família
linha
  Vitaminas/Sais Minerais
linha
  Fitoterápicos
linha
Doenças e Prevenção
linha
  Artigos médicos
linha
  Perguntas & Respostas
linha
  Ponto de Vista
linha
Descobertas Científicas
linha
  Notícias da Semana
linha
  Arquivo de Notícias
linha
  Notícias Setor Saúde
linha
  Agenda de Eventos
linha
Variedades
linha
  Cartão virtual
linha
  Teste seu conhecimento
linha
  Pesquisas Online
linha
  Serviços ao Leitor
linha
sobre nós
linha
  Equipe
linha
  Colaboradores
linha
  Campanhas de saúde
linha
  Anuncie Conosco
linha
  Termo de Compromisso
linha
Desenvolvimento: Tecnoweb

Saúde no dia-a-dia

Coma um pouco de tudo e de tudo um pouco

Ana Maria G. S. Simões

FrutasNós somos o que comemos, por essa razão devemos nos preocupar com nossa alimentação, que deve ser equilibrada, balanceada, em qualquer época de nossas vidas. O melhor remédio para se manter uma boa saúde é a alimentação, aliada a bons hábitos como por exemplo, a prática regular de uma atividade física.

Mas o que significa uma alimentação balanceada?
Quais são os nutrientes essenciais ao funcionamento do organismo?
Como é a composição de uma alimentação balanceada?
O que significa uma porção de cada um dos alimentos na pirâmide alimentar?
Dicas para uma alimentação saudável.

Mas o que significa uma alimentação balanceada?

Significa compor nossa dieta com alimentos certos, nas quantidades adequadas. Isso é mais simples do que parece; quanto mais variada for a nossa dieta diária, mais supridos estaremos de todos nutrientes que nosso organismo necessita para manter nossa saúde e bem-estar. Uma dieta balanceada deve ser fonte dos macro e micronutrientes que o organismo necessita.

[sobe]

Quais são os nutrientes essenciais ao funcionamento do organismo?

Os nutrientes essenciais ao organismo são classificados em cinco grupos: proteínas, carboidratos, lipídeos, vitaminas e sais minerais. Outros componentes da alimentação que não são digeridos ou totalmente metabolizados são as fibras, pectinas e gomas.

As proteínas, presentes nas carnes, nas leguminosas (feijão, amendoim, ervilha, lentinha e soja), no leite e seus derivados e nas sementes (castanhas, nozes etc.), são os alimentos construtores. São necessárias para a construção e manutenção dos tecidos orgânicos, formação de enzimas, hormônios e vários líquidos e secreções corpóreas e preservação do sistema de defesa.

Os carboidratos e os lipídeos são os alimentos energéticos. Os carboidratos, sob a forma de glicose, frutose, sacarose, maltose, lactose, amido, entre outras, são a maior fonte de energia para o organismo. A glicose é indispensável para manter a integridade funcional do tecido nervoso e, sob circunstâncias normais, é a única fonte de energia para o cérebro. A presença de carboidratos é necessária ao metabolismo normal das gorduras. Estão presentes no arroz, massas, leite, frutas etc.

Os lipídeos (óleos e gorduras) constituem fonte de energia mais concentrada que a dos carboidratos e das proteínas. Além disso, uma vez transformados em tecidos adiposo, são uma forma de armazenamento de energia. Os lipídeos são veículos de vitaminas lipossolúveis (A, D, E, K) e podem ser encontrados no creme de leite, manteiga, toucinho, óleos etc.

As frutas e verduras, são os alimentos reguladores e são as maiores fontes de vitaminas e sais minerais. Possuem nutrientes essenciais a diversas funções do organismo, como por exemplo as suas reações metabólicas.

[sobe]

Como é a composição de uma alimentação balanceada?

Um cardápio balanceado deve conter, diariamente, cerca de 55% de carboidratos, 30% de lipídeos e 15% de proteína, além das vitaminas, sais minerais e fibras. Para garantirmos que todos esses nutrientes estejam presentes na dieta diária, a FDA (Food and Drug Administration - órgão do governo dos EUA que controla a produção e comercialização de remédios e alimentos), preconiza o consumo das seguintes porções diárias de alimentos que compõe a Pirâmide Alimentar:

Pirâmide Alimentar

Ressalta-se o número de porções a serem consumidas dependem de fatores como idade e atividade física. Em função das porções consumidas, o número de calorias pode variar de 1.600 a 2.400 calorias.

[sobe]

O que significa uma porção de cada um dos alimentos na pirâmide alimentar?

Uma Porção

Medidas caseiras

Gorduras

1 colher (sopa) manteiga, margarina ou maionese

Leite e derivados

1 copo de leite ou iogurte ou 2 fatias de queijo (prefira os queijos frescos)

Carnes, feijão e nozes

1 filé pequeno de carne bovina, peixe ou ave ou 1 ovo ou ½ xícara (chá) de feijão (ou substituto) ou ½ xícara de nozes ou castanhas.

Frutas

1 fruta fresca ou ¾ xícara (chá) de suco (extraído da polpa)

Vegetais

1 xícara (chá) de folhas cruas ou ½ xícara (chá) de vegetais cozidos

Pães, cereais e massas

1 fatia de pão ou ½ xícara (chá) de cereais (tipo granola) ou ½ xícara (chá) de arroz ou ½ xícara (chá) de macarrão cozido.

[sobe]

Dicas para uma alimentação saudável.

Para o bom aproveitamento desta indicação de consumo de alimentos, vale a pena seguir dicas muito importantes:

  • Faça no mínimo 3 refeições diárias em horários fixos; se necessário, nos intervalos, coma uma fruta ou tome um suco ou umiogurte;
  • Coma devagar e mastigue bens o alimentos; isso favorece a digestão;
  • Só a proteína animal é capaz de fornecer ao corpo todos os aminoácidos que o organismo não consegue produzir; as carnes são as melhores fontes de vitamina B12 e Ferro. Prefira as carnes magras (frango e peixe são boas opções);
  • Prefira as verduras que possam ser consumidas cruas.
  • Coma diariamente vegetais de folhas escuras (couve, mostarda, catalonha, agrião, espinafre etc.) e vegetais de cor amarelo-alaranjados (cenoura, abóbora, beterraba). Esses são fontes importantes de Vitamina A entre outros micronutrientes.
  • Coma frutas com a casca (aquelas que sejam possíveis);
  • Consuma ao menos uma fruta cítrica por dia (laranja, abacaxi, tangerina, caju etc.). Elas são fontes de Vitamina C, que além de ajudar o organismo a se tornar mais resistente a infecções, aumenta a absorção do Ferro vindo da proteína animal da dieta (carne), ajudando na prevenção de Anemia Ferropriva.
  • Consuma fibras, pois além de facilitar o trânsito dos alimentos no intestino, trazem entre outros benefícios a diminuição da absorção do colesterol;
  • Massas e pães são fontes energéticas importantes, mas não abuse nas quantidades; lembre-se: comer um pouco de tudo e de tudo um pouco. Prefira os pães integrais, pois são nutritivos e também ricos em fibras e vitaminas do complexo B, que mantêm os níveis de energia no organismo e deixam os olhos brilhantes e a pele macia.
  • Evite o consumo de frituras e durante as preparações alimentares, prefira os óleos ricos em gordura poliinsaturada (ex.: óleo de canola, girassol e milho). Usar azeite de oliva na salada é recomendável, pois é rico em gordura monoinsaturada; esses óleos ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares.
  • Beba muita água durante o dia, no mínimo 8 copos. Pode abusar dos chás de ervas; esses podem ser consumidos sem açúcar ou com adoçantes (edulcorantes) hipocalóricos.
  • Prepare todos os alimentos com bastante higiene. Frutas e verduras devem ser bem levadas.
  • Por fim, prepare todos os alimentos com muito carinho, dando sempre um toque especial no visual, o que torna os pratos mais apetitosos. Um prato gostoso e agradável de se apreciar aumenta a produção de sucos digestivos que facilitam a digestão.

Enviar a um amigo



[voltar] [topo]

Atenção: As informações contidas neste site têm caráter informativo e não devem ser utilizadas para realizar auto-diagnóstico, auto-tratamento ou auto-medicação. Em caso de dúvidas, consulte o seu médico.

Proibida a reprodução, distribuição ou publicação, parcial ou total, do conteúdo deste site estando o infrator sujeito às sanções legais cabíveis.


IMC
calorias
Outros artigos
bullet Todos os vegetais podem prevenir câncer de próstata
bullet Ácido Fólico e Vitamina B12 reduzem níveis de homocisteína
bullet Coma vegetais: anti-oxidantes indiretos provêem proteção de longo prazo
bullet Chá pode reduzir o risco do câncer de estômago e esôfago
bullet Brócolis combate células cancerosas na bexiga
bullet Aveia: mais saúde para você
bullet Estudos confirmam que chá verde é benéfico à saúde
bullet Dieta tradicional chinesa ajuda a prevenir doenças do coração
bullet Soja reduz níveis de colesterol
bullet Maçã protege contra câncer e radicais livres
Home Saúde no dia-a-dia: Doenças e Prevenção: Pesquisas Científicas: Variedades: Sobre nós:
Contato Alimentação Saudável Artigos Médicos Notícias da Semana Cartão virtual Anuncie Conosco
Newsletter Atividade Física Perguntas e Respostas Arquivo de Notícias Pesquisas Online Equipe
Diretório de Saúde Saúde da Família Ponto de Vista Notícias - Setor de Saúde Testes e Curiosidades Colaboradores
Medicamentos Genéricos Vitaminas e Sais Minerais Comunidades Virtuais Agenda Serviços ao Leitor Termo de Compromisso
Dicionário Médico Fitoterápicos
Mapa do site
Desenvolvimento:Tecnoweb - Tel: (0xx21)2523-9108
Todos os direitos Reservados. 2000 - 2014 ®
Pesquisar
Inicio Newsletter Contato
Ecard Recomendar Twitter