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Notícias Fevereiro de  2000

Levantamento de peso pode melhorar a saúde do coração e ajudar a delinear a cintura
Fonte: Circulation, 22/02/2000

Treinamento com pesos pode ser bom para a saúde do coração, de acordo com novo estudo publicado hoje em Circulation, jornal da American Heart Association (AHA). Tem-se agora maiores evidências de que este tipo de treinamento pode influir, favoravelmente, em vários fatores de risco para doenças cardíacas, incluindo níveis de colesterol e lipídios, pressão sangüínea, níveis de gordura corpórea e metabolismo de glicose.

O levantamento de pesos melhora as funções cardiovasculares diminuindo a pressão sangüínea e velocidade dos batimentos cardíacos. Os exercícios progressivos de resistência indicados pela AHA Sciency Advisory incluem um único grupo de 8 a 15 repetições, utilizando-se de 8 a 10 exercícios diferentes, de 2 a 3 vezes por semana.

Embora a associação recomende esse tipo de exercício, ela desaconselha exercícios isométricos para pessoas com pressão alta. Os últimos exercícios envolvem o tensionamento de um grupo de músculos por alguns segundos, em oposição à outro grupo de músculos ou a um objeto imóvel.

Um estudo publicado no dia 18 deste mês em Hypertension, jornal da AHA, demonstra que o treinamento com pesos diminui a pressão sangüínea de repouso, diminuindo o risco de doenças cardíacas e derrames. Indivíduos que fizeram exercícios progressivos de resistência apresentaram uma redução de 2% na pressão sangüínea sistólica de repouso (pressão enquanto o coração bate) e uma redução de 4% na pressão sangüínea diastólica de repouso (pressão enquanto o coração descansa entre as batidas).

As reduções eram semelhantes quando eram feitos treinamentos convencionais com peso (levantamento de grande peso com maior tempo de descanso entre os exercícios) ou treinamento de circuito (levantamento de pesos mais leves com menores intervalos de tempo entre os exercícios). O treinamento também gerou reduções da gordura corpórea, aumento da massa muscular lisa e aumento da força muscular de 15 a 62%, sendo seguro para adultos saudáveis e pacientes cardíacos de baixo risco. Contudo, a segurança do treinamento para pacientes cardíacos de moderado e alto riscos requer estudo adicional.

Pacientes com angina instável, pressão sangüínea e arritmias descontroladas, doenças valvulares severas ou falência cardíaca, que não tenham sido examinados por seus médicos, não devem fazer exercícios tradicionais de resistência.


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