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Notícias Julho de  2001

Meditação pode melhorar saúde física e mental
Fonte: American Journal of Promotion, 06/07/2001

Kimberley A. Williams, Ph.D., da Universidade West Virgínia em Morgantown, e seus colaboradores alcançaram os benefícios de um programa que ensina os pacientes "a discernir o corpo relaxado do corpo tenso e a entender, através de experiências, a forma pela qual os estados mentais e emocionais influenciam o corpo e vice-versa".

Foram recrutadas 62 pessoas estressadas da comunidade. Estudos anteriores sobre programas de treinamento similares apresentaram os benefícios em pacientes com diagnósticos psiquiátricos confirmados e/ou doença crônicas. Esse é o primeiro estudo a examinar os benefícios de tal programa ambientado em uma comunidade, em pessoas que reportam estresse anormalmente altos mas não em um nível que constitua um distúrbio psiquiátrico.

Descobriu-se que 35 participantes que se submeteram ao denominado "treinamento de cuidado" apresentaram, em média, 54% de redução da agonia psicológica do início do programa aos últimos três meses. Os 27 indivíduos-controle, disponíveis nos três meses de acompanhamento, não apresentaram redução significativa da medida.

O estudo foi publicado na última edição do periódico American Journal of Health Promotion. Os indivíduos também apresentaram uma redução de 46% dos sintomas médicos durante os três meses de acompanhamento.

O estudo de intervenção se caracterizou em um programa intensivo envolvendo um total de 28 horas de aprendizado em grupo durante um período de oito semanas, incluindo-se aulas de duas horas e meia uma vez por semana e um retiro de oito horas.

Os participantes aprenderam quatro métodos de meditação, posturas gerais de ioga e outras técnicas para lidar com o estresse, bem como formas de aplicá-las em suas vidas.

"O propósito desse treinamento é fazer com que os participantes prestem maior atenção na percepção, nas reações e nos comportamentos quando enfrentam as situações da vida. Através da prática, as pessoas aprendem a responder conscientemente às situações estressantes na vida cotidiana", diz Williams.


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