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Notícias Abril de  2005

Dieta rica em proteína acentua o benefício dos exercícios
Fonte: Journal of Nutrition, 25/08/2005

Todos sabem que um programa de redução de peso combina dieta e exercícios, mas um novo estudo reporta que o exercício é muito mais efetivo quando a dieta for rica em proteína.

"Existe um efeito cumulativo, interativo, quando uma dieta rica em proteína é combinada com o exercício. Os dois trabalham em conjunto para corrigir a composição do organismo; o paciente perde mais peso, sob a forma de gordura e não massa muscular", disse Donald Lauman, professor de ciência do alimento e nutrição humana da Universidade de Illinois.

Uma dieta baseada na pirâmide alimentar da USDA - rica em carboidrato e pobre em proteína, reduz a efetividade dos exercícios, disse Layman.

Quarenta e oito mulheres adultas participaram de um estudo com 4 meses de duração. Um grupo ingeriu uma dieta rica em proteína, elaborada para conter uma quantidade específica de leucina, um dos aminoácidos essenciais. Um segundo grupo consumiu uma dieta baseada na pirâmide alimentar, com maior quantidade de carboidratos.

Ambos os grupos consumiram a mesma quantidade de calorias mas o segundo grupo substitui os alimentos ricos em proteínas, como carnes, derivados de leite, ovos e nozes, por alimentos ricos em carboidratos, tais como pães, arroz, cereais, massas e batatas.

"Ambas dietas funcionaram porque, quando você restringe calorias, você perde peso. Mas as pessoas que ingeriram a dieta rica em proteínas, perderam mais peso. Algumas pessoas referem a esse fato como vantagem metabólica da dieta rica em proteína", disse Lauman.

O estudo incluiu dois patamares de exercícios. Para um grupo, foi recomendado que caminhasse três vezes na semana, um acréscimo de aproximadamente 100 min de exercícios. O outro grupo, realizou 5 sessões de 30 min de caminhada e duas sessões de 30 min de levantamento de peso semanalmente.

Em ambos os grupos, o programa de exercício ajudou a poupar o músculo e focou a perda de gordura. Mas no grupo da dieta rica em proteína, perdeu-se muito mais peso e quase 100% do peso perdido era referente à gordura, disse Layman. No grupo da dieta rica em carboidrato e com maior quantidade de exercício, cerca de 25 a 30% do peso perdido referia-se à massa muscular.

Apesar da dieta rica em proteínas ter funcionado para todos, parece que foi mais efetiva para as pessoas com níveis mais altos de triglicérides e com excesso de peso na região central, uma combinação de problemas de saúde conhecido como Síndrome X.. "A dieta rica em proteína reduziu os triglicérides e ajudou os participantes a perderem uma maior porcentagem de gordura na área abdominal, ambos fatores de risco associados com doenças do coração", disse ele.

A dieta rica em proteínas funcionou bem porque contém grande quantidade do aminoácido leucina, que trabalha junto com a insulina e ajuda a estimular a síntese de proteína no músculo. "A proteína extra reduz a perda muscular enquanto que o componente pobre em carboidrato fornece pouca insulina, permitindo a queima de gordura", disse ele.

"Acreditamos que uma dieta baseada na pirâmide alimentar não forneça a quantidade suficiente de leucina para adultos manterem músculos saudáveis. A dieta americana média contém de 4 a 5 g de leucina, mas para obter os efeitos metabólicos observados no estudo, são necessários de 9 a10 g", ressalta ele.

Para conseguir a quantidade de leucina, os pesquisadores recomendam acrescentar à dieta derivados de leite, carne e ovos - todos com proteínas de alta qualidade. De acordo com Layman, perder peso não significa depender de suplementos para compensar as deficiências nutricionais. "Se você usar proteínas de alta qualidade, você pode melhorar a qualidade total de sua dieta enquanto perde peso", disse Layman.


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