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Notícias Abril de  2005

Nunca é tarde para começar a se exercitar
Fonte: Journal of the American Geriatrics Society, 09/06/2005

Pessoas mais velhas que podem realizar atividades físicas, mas que não se exercitam podem ter um risco aumentado de problemas futuros para caminhar ou subir escadas.

O estudo Health, Aging and Body Composition (Health ABC Study) acompanha 3.075 homens e mulheres, brancos e negros, com idade entre 70 e 79 anos, ao longo de 7 anos, para investigar as mudanças na composição do corpo como um caminho pelo qual diversas doenças contribuem para a incapacidade.

Por meio de exames clínicos anuais, exames realizados em casa e entrevistas pelo telefone, os pesquisadores descobriram que a perda de mobilidade em pessoas mais velhas que não se exercitam, pode ser reduzida por meio de um estilo de vida ativo. As recomendações para fazer exercícios, tais como caminhadas semanais de 1,5 a 2 h de duração, podem ajudar a reduzir a perda de mobilidade devido ao envelhecimento.

"Juntamente com evidências anteriores que a atividade física em idade avançada é benéfica para a saúde física, cognitiva e psicológica, os resultados mostram a importância de um estilo de vida ativo nas idades avançadas", diz Marjolein Visser, PhD, o principal autor do estudo.

"Os profissionais de saúde devem estar atentos sobre esses efeitos benéficos da atividade física e orientar seus pacientes". Visser acrescenta às políticas de saúde pública que deve ser dada mais atenção para a prevenção do declínio da saúde por meio de atividades físicas. No início do estudo, nenhum dos participantes relataram problemas em caminhar 400 m ou subir 10 degraus.

Após 4,5 anos, 34% dos homens e 47% das mulheres tiveram problemas em realizar essas atividades. Os dados mostraram que os participantes que eram inativos no início do estudo tinha o maior risco de desenvolver problemas de mobilidade quando comparados com aqueles que faziam exercícios.

"Diversos estudos têm mostrado que tornar-se ativo em idade avançada têm efeitos positivos sobre a saúde, mostrando que nunca é tarde demais para começar a ser ativo", disse Visser. "Pessoas mais velhas devem ser informadas sobre os efeitos benéficos da atividade física e que não precisam necessariamente freqüentar academias de ginástica para se tornarem ativas".


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