Início Newsletter Anuncie Mapa Contato
Emedix
Imagens
Diretório de Saúde Dicionário Médico Medicamentos Genéricos Comunidades Virtuais
Saúde no dia-a-dia
Alimentação Saudável
divisão
Atividade Física
divisão
Saúde da Família
divisão
Vitaminas/Sais Minerais
divisão
Fitoterápicos
fd_lilas
Doenças e Prevenção
Artigos médicos
separador
Perguntas e Respostas
separador
Ponto de Vista
fundo
Descobertas científicas
Notícias da Semana
separador
Arquivo de Notícias
separador
Notícias Setor Saúde
separador
Agenda de Eventos
fundo
Variedades
Teste seu conhecimento
separador
Pesquisas Online
separador
Serviços ao Leitor
fundo
Sobre nós
Equipe
separador
Colaboradores
separador
Anuncie Conosco
separador
Termo de Compromisso
fundo
Desenvolvimento: Tecnoweb

Notícias Abril de  2006

Gorduras poliinsaturadas e vitamina E podem reduzir o risco de doenças neuromotoras
Fonte: Journal of Neurology Neurosurgery and Psychiatry, 26/04/2006

O consumo elevado de gorduras poliinsaturadas e vitamina E parece reduzir à metade o risco de desenvolver doenças neuromotoras, sugere artigo publicado. As gorduras poliinsaturadas incluem o ômega-3 encontrado em alguns óleos vegetais e ômega-6, encontrado em peixe e vegetais folhosos verdes.

Os autores baseiam suas descobertas em 132 pacientes com esclerose lateral amiotrófica (ELA) ou com a possibilidade de ter a doença.

Supõe-se que as doenças neuromotoras sejam causadas por fatores genéticos e ambientais, e a dieta já havia sido implicada no seu desenvolvimento.

Os pacientes completaram um questionário detalhando o consumo de gorduras poliinsaturadas (PUFA, em inglês), vitamina E e uma série de outros nutrientes, entre os quais flavonóides, cálcio e licopeno. Os resultados foram comparados com aqueles de 220 pessoas saudáveis e ajustados para levar em consideração outros fatores que podem influenciar os resultados, incluindo idade, gênero, consumo de energia, peso e hábitos de fumo. O consumo total de energia e de suplementos dietéticos era igual em ambos os grupos, mas o consumo total de gorduras era diferente.

Os pacientes com ELA consumiram significativamente menos PUFA e vitamina E do que os seus pares saudáveis. O consumo diário mais elevado de PUFA, superior a 32 g, foi associado com um risco 60% menor de desenvolver ELA quando comparado com o menor consumo diário de menos de 25 g.

Similarmente, o consumo diário de vitamina E entre 18 e 22 mg foi associado com um risco 60% menor de desenvolver ELA comparado com o menor consumo diário de menos de 18 mg.

Os pesquisadores acham que as gorduras poliinsaturas e a vitamina E trabalham sinergicamente e os resultados se mantêm após levar em consideração outros fatores que podem ter influência.

Não foi encontrada uma associação forte para qualquer outro nutriente analisado.


Enviar a um amigo



Anúncios Emedix

[voltar] [topo]

Atenção: As informações contidas neste site têm caráter informativo e não devem ser utilizadas para realizar auto-diagnóstico, auto-tratamento ou auto-medicação. Em caso de dúvidas, consulte o seu médico.

Proibida a reprodução, distribuição ou publicação, parcial ou total, do conteúdo deste site estando o infrator sujeito às sanções legais cabíveis.


notícias 2006
Jan Fev Mar
Abr Mai Jun
Jul Ago Set
Out Nov Dez
Mais notícias:
1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008
+ notícias
marcador Batatas fritas pré-cozidas no microondas têm menor quantidade de acrilamida
marcador Solidão associada à hipertensão em idosos
marcador Dieta Mediterrânea diminui o risco de Alzheimer
marcador Uso de estatina melhora desempenho erétil de alguns homens
marcador Maçã melhora a memória
marcador Pessoas que restringem calorias possuem corações mais jovens
marcador Exercício acelera a cura de feridas em idosos
marcador Caminhar reduz declínio decorrente da doença arterial periférica
marcador Leite achocolatado pode ser a chave para vida mais saudável e mais longa
marcador Vitamina D inibe a progressão de alguns cânceres de próstata
marcador Caminhar reduz declínio decorrente da doença arterial periférica
marcador Amamentação melhora saúde mental
marcador Composto químico encontrado em morangos melhora memória
Home * Contato * Newsletter * Diretório de Saúde * Medicamentos Genéricos * Dicionário Médico
Saúde no dia-a-dia: Alimentação Saudável * Atividade Física * Saúde da Família * Vitaminas e Sais Minerais * Fitoterápicos
Doenças e Prevenção: Artigos Médicos * Perguntas e Respostas * Ponto de Vista * Comunidades Virtuais
Pesquisas Científicas: Notícias da Semana * Arquivo de Notícias * Notícias - Setor de Saúde * Agenda
Variedades: Pesquisas Online * Testes e Curiosidades * Serviços ao Leitor
Sobre nós: Anuncie Conosco * Equipe * Colaboradores * Termo de Compromisso * Mapa do site
Desenvolvimento: Tecnoweb
Tel: (0xx21)2523-9108
Todos os direitos Reservados. 2000 - 2008 ®
Pesquisar
Click to Visit
Newsletter
Recomendar