|
| Maçã protege a memória
|
|
|
|
| Fonte: Journal of Alzheimer's Disease,
24/01/2006 |
|
|
|
"Comer uma maçã por dia" agora tem
um novo significado para aqueles que querem manter a agilidade
mental à medida que envelhecem. Nova pesquisa realizada
pela University of Massachusetts Lowell sugere que consumir
suco de maçã pode proteger contra danos
celulares que contribuem para a perda de memória
associada com a idade, mesmo em animais de teste que não
tinham a tendência de desenvolver a doença de
Alzheimer e outras demências.
"Este estudo sugere que comer maçã e
tomar o seu suco, associados a uma dieta balanceada, pode
proteger o cérebro dos efeitos do estresse oxidativo -
e que nós deveríamos ingerir alimentos ricos em
antioxidantes", observa o principal pesquisador Thomas B.
Shea, Ph.D., diretor da University of Massachusetts Lowell's
Center for Cellular Neurobiology and Neurodegeneration
Research. Embora sejam necessárias outras pesquisas,
Shea está animado com as descobertas.
Usando um protocolo animal, Shea e seus colegas de pesquisa
avaliaram se o consumo de suco de maçã protegia
contra danos cerebrais oxidativos em camundongos em
envelhecimento, danos que podem levar à perda de memória.
"Essas novas descobertas mostram que existe algo na maçã
que protege as células cerebrais no envelhecimento
normal, muito semelhante à proteção
observada anteriormente contra sintomas semelhantes aos da
doença de Alzheimer", disse Shea.
Os pesquisadores avaliaram camundongos adultos e velhos
usando uma dieta padrão, uma dieta deficiente em
nutrientes e uma dieta deficiente em nutrientes suplementada
com suco de maçã.
Embora os camundongos adultos não tenham sido
afetados negativamente pelas dietas deficientes, os
camundongos velhos foram, o que é consistente com o
envelhecimento normal devido à neurodegeneração
oxidativa. O efeito na cognição entre os
camundongos envelhecidos foi medido por meio de testes de
labirinto seguidos por exames do tecido cerebral. Os
camundongos velhos que consumiram dietas suplementadas com
suco de maçã tiveram melhor desempenho nos
testes de labirinto e todos tinham menos danos cerebrais
oxidativos do que aqueles na dieta padrão.
A suplementação com suco de maçã
protegeu completamente os camundongos velhos do estresse
oxidativo causado pela dieta deficiente de nutrientes. Além
disso, resultou em acuidade mental maior quando os camundongos
envelhecidos consumiram o equivalente a 2-3 xícaras de
suco, ou seja, aproximadamente de 2-4 maçãs por
dia. "Acreditamos que este efeito seja devido aos altos níveis
de antioxidantes presentes na maçã", afirma
Shea.
Pesquisa anterior realizada com seus colegas também
concluiu que não é o açúcar nem a
energia do suco de maçã os responsáveis
pelos efeitos positivos mas sim os atributos antioxidantes da
maçã.

[voltar]
[topo]
Atenção:
As informações contidas neste site têm caráter
informativo e não devem ser utilizadas para realizar
auto-diagnóstico, auto-tratamento ou auto-medicação.
Em caso de dúvidas, consulte o seu médico.
Proibida a reprodução, distribuição
ou publicação, parcial ou total, do conteúdo deste
site estando o infrator sujeito às sanções legais
cabíveis.
|