|
| Vitamina D inibe a progressão
de alguns cânceres de próstata |
|
|
|
| Fonte: Carcinogenesis, 31/01/2006 |
|
|
|
A vitamina D pode inibir a propagação das células
do câncer de próstata limitando a atividade de
duas enzimas específicas, relatam cientistas do
University of Rochester Medical Center. Segundo os cientistas,
isso significa que a vitamina D pode ser um tratamento benéfico
para os pacientes com câncer de próstata que
tenham altos níveis de tais enzimas.
"Nós queríamos conhecer os alvos da
vitamina D de modo que ficaríamos sabendo quais
pacientes responderiam melhor", disse Yi-Fen Lee, Ph.D.,
professor assistente de urologia e que conduziu a pesquisa.
A pesquisa foi conduzida em tubos de ensaio usando linhas
celulares de câncer de próstata humano.
Evidências têm mostrado cada vez mais que a
vitamina D suprime a progressão de câncer.
Cientistas do Medical Center descobriram que a vitamina D
limita significativamente a capacidade das células do câncer
de próstata invadirem células saudáveis,
por meio da redução da atividade de duas enzimas
- proteases - denominadas metaloproteinase matriz e catepsina.
A vitamina D também aumenta o nível de enzimas
contrapartes que inibem metaloproteinase matriz e catepsina. A
vitamina D, entretanto, tem pouco efeito sobre ativadores de
plasminogênio, que também são importantes
para a propagação do câncer de próstata.
"Cada indivíduo é diferente, logo a terapia
deveria ser adaptada para cada pessoa", disse Lee. A
vitamina D usada no estudo é 1,25 hidroxilvitamina D3,
a forma mais potente e ativa da vitamina D no organismo
humano. Mas Lee e outros cientistas do Medical Center's James
P. Wilmot Cancer Center não recomendam ingerir grandes
quantidades de vitamina D sem a orientação médica.
"A alta dosagem tem alguns efeitos colaterais,
incluindo aumento dos níveis de cálcio no sangue
e problemas renais", disse Edward M. Messing, M.D., chefe
da urologia no Medical Center. Lee está investigando se
existem medicamentos ou outras vitaminas, tal como a vitamina
E, que podem intensificar os efeitos anti-câncer da
vitamina D sem aumentar a toxicidade.
"A melhor maneira de obter a vitamina D é
bebendo leite, expor de forma moderada ao sol e tomar uma
vitamina para enriquecer a vitamina D, que deve prevenir o câncer",
disse Lee.

[voltar]
[topo]
Atenção:
As informações contidas neste site têm caráter
informativo e não devem ser utilizadas para realizar
auto-diagnóstico, auto-tratamento ou auto-medicação.
Em caso de dúvidas, consulte o seu médico.
Proibida a reprodução, distribuição
ou publicação, parcial ou total, do conteúdo deste
site estando o infrator sujeito às sanções legais
cabíveis.
|