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Notícias novembro de  2006

Exercícios quando jovem reduzem o risco de fraturas mais tarde
Fonte: Journal of Bone and Mineral Research, 30/11/2006

Correr e pular durante a infância é mais do que uma brincadeira; isso oferece benefícios duradouros para a saúde dos ossos e parece reduzir o risco de fraturas mais tarde na vida, de acordo com artigo publicado por pesquisadores da Indiana University-Purdue University Indianapolis (IUPUI).

Nosso estudo mostra que exercícios durante a juventude podem reduzir o risco de fraturas mas tarde na vida", disse o principal pesquisador do estudo Stuart J. Warden, professor-assistente e diretor de pesquisa em terapia física na Indiana University School of Health and Rehabilitation Sciences at IUPUI.

Os pesquisadores exercitaram o antebraço direito de ratas com 5 semanas de idade por alguns minutos, três vezes na semana, durante sete semanas. O antebraço esquerdo não foi exercitado. A quantidade de osso e estrutura dos antebraços direito e esquerdo foram avaliados antes e depois dos exercícios. Os pesquisadores não exercitaram os ratos nas 92 semanas consecutivas, ou seja, praticamente pelo resto de suas vidas. Neste ponto, quantidade de osso, estrutura resistência dos antebraços foram avaliados novamente.

"Sabíamos que o exercício aumenta o tamanho e resistência do osso e que o esqueleto reage melhor ao exercício durante os anos de crescimento - na puberdade. Também sabíamos que os ossos não respondem tão bem aos exercícios quando você é mais velho", disse Warden. O que não sabíamos, entretanto, é que os benefícios do exercício sobre o esqueleto quando jovem duram a vida toda, ou seja, você pode usar o exercício quando jovem para diminuir o risco de osteoporose ou fraturas ósseas mais tarde na vida".

Os pesquisadores constataram que os ratos mantiveram todos os benefícios sobre o esqueleto obtidos dos exercícios quando jovens mesmo que não tenham se exercitado mais pelo resto de suas vidas. O tamanho do osso determina a sua resistência à flexão ou quão forte ele é, disse Warden.

À medida que o ser humano envelhece, ocorre perda óssea da camada interna para fora, observou Warden. Exercitar quando jovem acrescenta camadas adicionais ao osso. Isso resulta em ossos maiores. Ao tornar os ossos do antebraço direito maiores, os pesquisadores constataram que esses ossos são mais fortes ou mais resistentes à fratura do que o antebraço esquerdo.

O estudo mostra a importância do exercício físico na infância que estimula o esqueleto, tais como basquete e pular, disse Warden. Períodos curtos de exercícios várias vezes na semana são necessários para estimular o desenvolvimento ósseo da criança, acrescentou.

A mensagem para adultos mais velhos permanece a mesmo. Embora a melhor época da vida para ganhar ossos saudáveis seja na juventude, fazer exercícios quando se é mais velho é essencial para manter a massa e equilíbrio ósseo, bem como manter a forma física aeróbica, e assim reduzir o risco de fraturas osteoporóticas associadas com o envelhecimento.


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