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Notícias Maio de  2007

O exercício pode melhorar um pouco os índices de bom colesterol
Fonte: Archives of Internal Medicine, 28/05/2007

O exercício regular parece aumentar modestamente os níveis de lipoproteína de alta densidade, ou colesterol bom, de acordo com um estudo de meta-análise.

Um nível baixo de colesterol lipoproteína de alta densidade (HDL-C) é um fator de risco independente para doença cardiovascular, a causa principal de morte no mundo. Há evidências fortes que indivíduos que são fisicamente mais ativos têm índices maiores de HDL-C. "O valor do exercício aeróbico regular no aumento dos níveis de HDL-C no sangue e na redução do risco de doença cardiovascular é amplamente aceito", escreveram os autores. "Em contraste, os resultados de estudos sobre exercício aeróbico variam consideravelmente, dependendo do programa de exercício e características de indivíduos na linha de base.

Satoru Kodama, M.D., da Ochanomizu University, Tóquio, e colegas realizaram uma meta-análise de 25 artigos relatando os resultados de testes controlados aleatórios que foram publicados entre 1966 e 2005 e avaliaram os efeitos dos exercícios no HDL-C. Para ser incluído na análise, os estudo tiveram que avaliar o exercício aeróbico em adultos com média de idade de 20 anos ou mais, especificar medidas de HDL-C no começo e no fim do estudo, ter uma duração de pelo menos oito semanas e designar aleatoriamente alguns participantes para um grupo com exercícios e outros para um grupo de controle sem exercícios.

Os 25 artigos analisados incluíram um total de 1.404 participantes com uma média de idade variando de 23 a 75 anos em um período médio de estudo de 27,.4 semanas. Os participantes dos grupos de exercício se exercitaram uma média de 3,7 sessões por semana, com média de 40,5 minutos cada, queimando uma média de 1.019 calorias por semana.

Em todos os estudos combinados, o HDL-C aumentou numa média de 2,53 mg/dl nos grupos de exercício. A quantidade mínima de exercícios semanais que aparentou ser necessária para mudar os índices de HDL-C foi 120 minutos ou 900 calorias queimadas. O efeito do exercício foi maior naqueles que tinham um índice total de colesterol maior (220 mg/dl ou superior) e naqueles com índice de massa corporal menor que 28.

"Em um estudo de observação anterior, cada incremento de 1mg/dl de HDL-C foi associado com um decréscimo no risco de doença cardiovascular no homem e na mulher de 2% e 3% respectivamente," escreveram os autores. "Se essa observação for aplicada aos nossos resultados, o aumento no índice do HDL-C com o exercício poderia resultar em uma diminuição do risco de doença cardiovascular 5,1% para homens e 7,6% para mulheres. Isso é de grande importância quando se refere a saúde pública, embora o efeito da redução do risco cardiovascular pelo aumento do nível do HDL-C possa ser menor do que obtido com o uso de medicamentos como fibratos e niacina."

Apenas a duração do exercício, e não a freqüência ou intensidade, foi associada com uma mudança nos níveis de HDL-C na análise. Quando os participantes se exercitaram de 23 a 74 minutos por sessão, cada aumento de 10 minutos correspondeu a um aumento de 1,4 mg/dl no nível do HDL-C.


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