|
| Vinho pode proteger contra a demência
|
|
|
|
| Fonte: American Journal of Epidemiology,
10/04/2008 |
|
|
|
Pesquisa realizada por pesquisadores da Sahlgrenska Academy,
na University of Gothenburg, Suécia, mostra que o vinho
pode possuir constituintes que protegem contra a demência.
As descobertas foram baseadas em 1.458 mulheres que
participaram do estudo "Population Study of Women",
de 1968. No exame clínico realizado, elas relataram a
freqüência com que ingeriam vinho, cerveja e licor,
selecionando uma das sete opções de uma escala
que variava de "nunca" a "diariamente".
Para cada bebida que as mulheres relataram beber mais de uma
vez, os pesquisadores as classificaram como consumidoras
daquela bebida.
Trinta e quatro anos após o primeiro estudo, 162
mulheres foram diagnosticadas com demência. Os
resultados mostram que entre as mulheres que relataram beber
vinho uma proporção consideravelmente menor
sofria de demência, enquanto essa correlação
não observada entre as mulheres que bebiam cerveja e
licor regularmente.
"Temos que ser cautelosos quando interpretamos esses
resultados, já que nesse tipo de estudo populacional, não
podemos afirmar o que é causa e o que é efeito.
Podem existir outros fatores em mulheres que bebem vinho que
as protejam contra demência, fatores que não
podemos medir. Mas a correlação é forte e
não pode ser explicada por outros fatores como educação,
IMC e fumo", disse Lauren Lissner, que dirige o estudo em
colaboração com o Professor Ingmar Skoog, ambos
da Sahgrenska Academy.
Os pesquisadores também já sabiam que hábitos
de beber em mulheres suecas têm mudado nas últimas
décadas. Hoje, as mulheres bebem mais vinho e licor e
menos cerveja, do que as gerações anteriores. O
estudo mostra, por exemplo, que menos de 20% das mulheres de
meia idade bebiam vinho toda semana no fim da década de
1960. Hoje mais que metade de todas as mulheres dessa idade
relataram beber vinho toda semana.
"Essas descobertas, em combinação com o
fato de mulheres hoje beberem mais vinho do que 40 anos atrás,
mostram que é importante continuar a fazer pesquisas
sobre essa correlação. Em análises
futuras, estudaremos o efeito em tipos mais específicos
de demência, como a doença de Alzheimer. Outros métodos
de pesquisa serão necessários para verificar que
papel o vinho e outras bebidas alcoólicas desempenham
no desenvolvimento da demência," disse Lauren
Lissner.

[voltar]
[topo]
Atenção:
As informações contidas neste site têm caráter
informativo e não devem ser utilizadas para realizar
auto-diagnóstico, auto-tratamento ou auto-medicação.
Em caso de dúvidas, consulte o seu médico.
Proibida a reprodução, distribuição
ou publicação, parcial ou total, do conteúdo deste
site estando o infrator sujeito às sanções legais
cabíveis.
|