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Notícias Junho 2008

Dormir mais afeta positivamente o desempenho cognitivo
Fonte: SLEEP 2008, 12/06/2008

O estudo de autoria de Orna Tzischinsky, PhD, do Emek Yezreel College em Israel, dividiu 47 alunos da oitava série em dois grupos, um experimental e um de controle por um período de duas semanas. Na semana um, a classe experimental começou uma hora mais tarde do que o usual (8:30 h.), enquanto a classe de controle começou no horário normal (7:30 h.). Na semana dois, ambas as classes começaram 7:30. Foi solicitado que os adolescentes mantivessem seus hábitos normais para dormir e levantar. Foram utilizados Actigraphs para monitorar esses padrões. No quinto dia de cada semana, os estudantes realizaram um teste cognitivo.

De acordo com os resultados, durante a primeira semana, a classe experimental acordou, na média, 51 minutos mais tarde do que a classe de controle, enquanto durante a segunda semana, ambas as classes acordaram na mesma hora. A hora de dormir e a eficiência do sono permaneceram as mesmas durante as duas semanas.

"Os testes cognitivos mostraram um desempenho melhor do grupo experimental em comparação com o grupo de controle na primeira semana," disse Dr. Tzischinsky. "Os resultados demonstram que uma duração maior do sono afeta positivamente o funcionamento cognitivo."

É recomendado que adolescentes tenham nove horas de sono.

A American Academy of Sleep Medicine (AASM) faz as seguintes recomendações aos adolescentes para se ter uma boa noite de sono:

" Seguir uma rotina consistente de horário para dormir

" Estabelecer um ambiente relaxante na hora de dormir

" Ter uma boa noite de sono toda noite " Evitar alimentos e bebidas que contêm cafeína, assim como qualquer medicamento que tenha estimulante antes do horário de dormir

" Não ficar "estudando" até tarde para um exame, fazendo dever de casa, etc. Se as atividades pós-escola estão consumindo muito de seu tempo, considere cortá-las de seu horário

" Manter TVs e computadores fora do quarto

" Não ir para cama com fome, mas também não fazer uma refeição pesada antes e ir pra cama

" Evitar qualquer exercício rigoroso nas seis horas antes da hora de dormir " Mantenha o seu quarto quieto, escuro, e fresco

" Acordar a mesma hora todo dia


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