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Notícias julho 2015

Variedade de fontes de fibra fornece o máximo de benefícios para a saúde

Institute of Food Technologists, 14/07/2015

Os consumidores que recebem fibras de muitas fontes diversas podem se beneficiar mais do que pessoas que limitam sua ingestão a um único tipo, de acordo com um estudo.

Os pesquisadores descobriram que os americanos consomem aquém da quantidade recomendada de fibra dietética por dia - 38 gramas para homens e 25 gramas para as mulheres. Homens normalmente consomem cerca de 18 gramas e as mulheres consomem cerca de 15 gramas, disse Julie Miller Jones, Ph.D, professora emérita da Universidade de St. Catherine. Além disso, ela citou um estudo de 2014 que encontrou um declínio no número de americanos que disseram que estão tentando comer mais fibras, de 73% em 2010 para 53% em 2014.

"O verdadeiro problema é que não sabemos que temos um problema", disse Jones. "Quando você não sabe que tem um problema, você não sabe como lidar com isso. Trinta e cinco por cento das pessoas neste país pensam que estão consumindo bastante fibra. Então, nós realmente temos um grande trabalho em termos de comunicação , para dizer às pessoas que elas não estão recebendo fibra suficiente . "

A ingestão diária de fibras é essencial para uma boa saúde, ajudando a controlar o colesterol, pressão arterial, glicose, insulina e excesso de peso. Também regula as múltiplas facetas do sistema digestivo. A iniciativa Healthy People 2010 estabeleceu uma meta de duas frutas e três vegetais por dia para ajudar os adultos a obter a quantidade recomendada de fibra, mas apenas 32% ingerem a quantidade de frutas recomendada e apenas 26% ingerem a quantidade de vegetais recomendada. Jones disse que até mesmo esses números são enganosos porque quando os consumidores escolhem frutas ou legumes, muitas vezes essas opções são de baixa fibra, como um pedaço de alface e uma fatia fina de tomate em um sanduíche.

Em vez de olhar apenas fontes à base de plantas, ela disse que os consumidores devem se esforçar para uma mistura de fontes de fibra, incluindo fibra que tenha sido adicionada ao alimento no processo de fabricação. Alguns exemplos incluem pão, cereais, iogurte e massas fortificados com fibra . A pesquisa mostra que uma combinação de ocorrência natural e fibra adicionada pode aumentar as possibilidades de alcançar os benefícios para a saúde de uma dieta rica em fibras.

Além disso, Jones notou que cada tipo de fibra exerce os seus próprios benefícios exclusivos.

"Não podemos esperar que todas as fibras tenham as mesmas funções, assim como não esperamos que todas as vitaminas tenham as mesmas funções", disse ela.

+ Artigos:

A culpa é do junk food? - Obesity Science & Practice , 05/11/2015

Dieta mediterrânea, azeite e nozes podem ajudar a reverter a síndrome metabólica - Canadian Medical Association Journal, 14/10/2014

Dieta mediterrânea associada com menor risco de depressão - Archives of General Psychiatry, 10/10/2009

Óleo de peixe pode proteger contra artrite reumatoide - EULAR 2008, 13/06/2008

Dieta pobre em gordura traz menos benefícios do que o esperado - Journal of the American Medical Association, 08/02/2006

Cafeína limita fluxo sanguíneo para o músculo cardíaco - Journal of the American College of Cardiology, 17/01/2005

Dieta rica em proteína acentua o benefício dos exercícios - Journal of Nutrition, 25/08/2005

Vegetais e frutas podem proteger contra artrite - American Journal of Clinical Nutrition, 17/08/2005

Boas notícias sobre a vitamina E: ela pode ajudar alguns diabéticos. Diabetes Care, 19/11/2004

Dieta DASH pode fazer mais que reduzir pressão sanguínea Journal of American Dietetic Association, 02/11/2004

Vitaminas C e E podem aumentar efetividade da insulina - Kidney International, 29/01/2003

Colesterol também faz mal ao cérebro - Archives of Neurology, 14/03/2002

Nozes reduzem o risco de doenças do coração - Nutrition Reviews, 08/05/2001

Quem bebe leite está fora do risco de doenças do coração - Journal of Epidemiology and Community Health, 09/05/2001

Dieta rica em fibras e pobre em gorduras traz poucas desvantagens - Annals of Behavioral Medicine, 01/08/2001

Ácido Fólico e Vitamina B12: Potencial para tratamento de doenças cardíacas - Journal of American Medical Association, 21/08/2001

Dietas ricas em gordura monoinsaturada também tem efeitos positivos sobre o LDL - Journal of Nutrition, 01/06/2001

Ácido fólico e cereais reduzem níveis de homocisteína e risco de doenças do coração - The American Journal of Clinical Nutrition, 30/05/2000

Dieta do Mediterrâneo dá mais anos de vida após um ataque cardíaco - Sessões Científicas da Associação Americana do Coração, 12/11/2000

Vitamina E age como agente anti-inflamatório em diabetes tipo II - Circulation, 11/07/2000

Muito açúcar, pouco leite... danos à saúde de adolescentes - Archives of Disease in Childhood, 21/07/2000

Óleo de peixe e vitamina E reduzem níveis de proteínas pró-inflamatórias na artrite reumatoide - Journal of the American College of Nutrition, 31/10/2000

O café pode estar ligado a artrite reumatoide - Annals of Rheumatic Diseases, 25/07/2000

Azeite e vegetais cozidos podem proteger contra artrite reumatoide - Journal of Clinical Nutrition, 22/11/1999

Dieta tradicional chinesa ajuda a prevenir doenças do coração - American Heart Association, 10/11/1999


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