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Notícias março 2015

Perder 30 minutos de sono por dia pode promover o ganho de peso

The Endocrine Society, 05/03/2015

Perder 30 minutos de sono por dia, durante os dias da semana, pode ter consequências a longo prazo para o peso corporal e o metabolismo, segundo um novo estudo.

"Embora estudos anteriores tenham mostrado que a duração curta do sono está associada com obesidade e diabetes, verificou-se que um débito de 30 minutos por dia de sono pode ter efeitos significativos sobre a obesidade e resistência à insulina ", disse o principal autor do estudo Professor Shahrad Taheri , MBBS, PhD, professor de medicina no Weill Cornell Medical College, em Qatar, em Doha. "Isso reforça as observações anteriores de que a perda de sono é aditiva e pode ter consequências metabólicas."

Por causa de compromissos sociais e de trabalho, as pessoas costumam acumular débitos de sono durante a semana e compensam o sono perdido durante o fim de semana. Mas o débito de sono durante a semana podem conduzir a perturbações metabólicas de longo prazo, que pode promover o aparecimento ou exacerbar a progressão da diabetes mellitus tipo 2.

"A perda de sono é muito comum na sociedade moderna, mas só na última década nós percebemos as suas consequências metabólicas", disse Taheri. "Nossos resultados sugerem que evitar o débito de sono pode ter benefícios positivos para as cinturas e o metabolismo e que a incorporação de horas de sono em intervenções no estilo de vida para perda de peso e diabetes pode melhorar o sucesso dessas intervenções."

Professor Taheri e seus colegas recrutaram 522 pacientes com diagnóstico recente de diabetes mellitus tipo 2 e os dividiram aleatoriamente em um dos três grupos: cuidados de costume, de intervenção com atividade física, ou de intervenção com dieta e atividade física.

Os participantes preencheram diários de sono durante 7 dias e calcularam a sua dívida de sono nos dias úteis. No início do estudo, os pesquisadores gravaram seu peso e altura para determinar o estado de obesidade, medida da circunferência abdominal para a adiposidade central, e analisaram as suas amostras de sangue em jejum para a sensibilidade à insulina.

No início do estudo, em comparação com os participantes que não tinham débito de sono durante a semana, aqueles que tiveram o débito de sono durante a semana eram 72% mais propensos a serem obesos, e após seis meses de acompanhamento, o débito de sono durante a semana foi significativamente associado com obesidade e resistência à insulina.

Após 12 meses, para cada 30 minutos de débito de sono durante a semana no início do estudo, o risco de obesidade e resistência à insulina foi significativamente aumentado em 17% e 39%, respectivamente.

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